Hannah Baker-13 Reasons Why (Os 13 Porquês, Netflix)

16:17:00 Cinderela de Salto 6 Comments

13 Reasons Why - Eu fui a Hannah Baker!

Hannah Baker-13 REASONS WHY (Os 13 Porquês, Netflix)


ATENÇÃO: esse texto contém spoilers da reta final da série. Não continue lendo caso ainda não tenha assistidos a todos os episódios.



"Acomode-se, pois vou contar a história da minha vida... Mais especificamente porque a minha vida terminou.

Se você está ouvindo esta fita, você é um dos porquês."
Hannah Baker
" Porque todos são muito legais até te levarem ao suicídio! e mais cedo ou mais tarde, a verdade virá a tona!"
Clay Jesen 

Bom hoje vou fazer uma coisa que nunca fiz aqui no blog, vou falar de uma série e mostrar pra você o quanto que foi importante para mim assisti-la e o quanto é importante falar sobre todos os assuntos abordados nesta série.

Baseada na série de livros campeões de vendas de Jay Asher, a série original Netflix 13 Reasons Why conta a  a história de Clay Jensen (Dylan Minnette), um jovem que se apaixona por uma menina chamada Hannah Baker (Katherine Langford ) colega de classe de quem ele gostava e que cometeu suicídio, deixou-lhes fitasnas quais, Hannah explica as 13 razões para ter decidido acabar com a própria vida. 

 13 Reasons Why tem produção executiva de Tom McCarthy, Brian Yorkey, Selena Gomez, Joy Gorman e Kristel Laiblin."

A história desta série é tão complexa que me atrevo a dizer que se você não tem uma mente bem "sólida" NÃO ASSISTA POIS ELA DESPERTA MUITOS SENTIMENTOS. 

A história consiste na vida da Hannah Backer uma menina cheia de sonhos que tem pais presentes e por um pequeno deslise foi taxada de vagabunda e isso acabou com sua alto estima e aos poucos a sua vida foi perdendo a razão e a levou a morte.

Hannah representa várias! mais várias meninas no mundo que assim como eu já passaram por muita coisa e que por muitas vezes, ficaram caladas por achar que  A CULPA É MINHA, EU QUE FIZ, EU NÃO PRESTO, EU QUE CAUSEI, EU NÃO MEREÇO ESTAR COM VOCÊS, EU NÃO MEREÇO O AMOR OU A SUA AMIZADE... e muitos mais motivos que acabam com tudo que está dentro de nós. 

Eu comecei a assistir esta série porque vi todo mundo falando que era muito boa. Mas, para minha surpresa foi muito mais que isso, por vários momentos fui Hannah, por outros me vi Jéssica e muitos outros Clay.

Por quantas vezes fui ridicularizada na minha escola por ser legal, por não ter dinheiro, por não ser como todo mundo, por ter na época um pai alcoólatra por ter cabelo grande, por gostar de participar de tudo na escola, apanhei na escola, sempre inventavam coisas sobre mim e teve uma hora que eu liguei o botam do F... e deixei que falassem e deixei rolar por quantas vezes fui excluída da vida de tanta gente, sem motivos.

A "Hannah" sofreu um tipo de bullying tão silencioso  que só ela via, pois para os outros aquilo era tão normal quando acordar e escovar os dentes.

Mas para a "Hannah" era tão intenso quanto pegar uma faca e apunhalar o coração todos os dias, era como se o mundo conspirasse para que tudo desse errado.

Ela tinha amigos? Sim por um bom tempo a "Hannah" teve amigos ao seu redor... Mas será que eram realmente seus amigos? pois quando tudo ficou escuro e quieto e assustador na vida da Hannah Baker ela estava sozinha.
Hoje no Brasil a cada 11 minutos uma mulher é estuprada e na maioria das vezes a mulher tem medo de falar por achar que é SUA  a culpa MAS a CULPA NUNCA É DA VITIMA!
E não, não sou feminista! ver as  duas cenas de estupro da Jessica e da Hannah na série me trouxe lembranças terríveis que eu gostaria de ter esquecido e que veio a tona , a sensação de impotência de desespero, culpa, nojo de pensar como que eu cheguei a este ponto, porque comigo? porque?
Quando uma pessoa é estuprada ela tenta no começo lutar o máximo que pode com todas as suas forças, mas a um certo momento ela percebe que não adianta e se tranca num lugar do seu subconsciente até que tudo acabe e ela possa sair dali e "tentar" viver depois daquilo.

Como disse a você me identifiquei muito com a série ... hoje estou abrindo o meu coração para vocês e acho que para muitas pessoas, que nem imaginaram que isso aconteceu comigo, nem a minha família sabe.
Há Val você ta querendo somente aparecer! não... infelizmente não, estou expondo minha vida, aliás meu passado com você para mostrar que nem tudo está perdido, sei que não influencio milhões de pessoas, mas sei que isso acontece com muitas meninas e meninos e talvez você que esta lendo aqui este post pode estar passando por isso.

Eu fui estuprada por um ex namorado, sim, ex namorado, na época eu morava na Bahia ainda e tentava sair de um relacionamento conturbado e cheio de violência que eu entrei por puro capricho, entrei num relacionamento com uma pessoa que eu sabia que era furada para dar raiva aos meus pais pois eu vivia uma vida de violência doméstica por causa do alcoolismo do meu pai na época, e sabe o que é mais doloroso? E pensar que a única pessoa que se importava com meu "bem estar" no momento bons do relacionamento era esse cara.
Hoje continuo tendo medo dele, porque sei do que ele é capaz e não, não tenho raiva nem quero que ninguém faça nada pois passou.

Sempre fui a "ovelha negra " da família e tive que amadurecer e passar por muita coisa que não deveria ter passado, fui atingida por turbilhões de problemas que nenhuma criança/adolescente teria que ter.
Nunca conversei com ninguém da minha família para dizer como me sentia por tudo que passei na minha vida enquanto vivia com eles e passava por tanta coisa, sempre me calei, pensava que a culpada era eu por tudo e que ninguém tinha nada haver com isso.

Porque eu fui Hannah em algumas vezes :

"Era exatamente isso que eu queria para mim. Queria que as pessoas confiassem em mim, apesar de qualquer coisa que tivessem ouvido. E, mais do que isso, queria que me conhecessem. Não aquilo que pensavam saber a meu respeito. Mas eu de verdade."

"Ao me conscientizar de que ninguém sabia a verdade a respeito da minha vida, meus pensamentos sobre o mundo ficaram abalados.
Como se estivesse dirigindo por uma estrada acidentada e perdendo o controle do volante, sendo jogada - só um pouquinho - para fora da pista. As rodas levantam poeira, mas você consegue puxar o carro de volta. Mesmo assim, não importa que esteja segurando bem firme no volante, não importa o quanto esteja se esforçando para tentar guiar em linha reta, algo fica empurrando você para o lado. Você já não tem quase mais nenhum controle sobre nada. E, a certa altura, a luta se torna excessiva - cansativa demais - e você considera a possibilidade de largar tudo. De deixar acontecer uma tragédia… ou seja lá o que for."
"
- Como você está se sentindo hoje?
- Neste exato momento?
- Neste exato momento.
- Neste exato momento, me sinto perdida, eu acho. Meio vazia.
- Vazia como?
- Simplesmente vazia. Simplesmente nada. Não me importo mais."

                                                                                                                                                                          Os 13 Porquês


Porque todas essas frases fizeram parte do meu dialogo COTIDIANO, de verdade me vi na chuva na frente da casa da minha amiga Bárbara, pensando se eu chamava ela para conversar, ou ficava ali na chuva mesmo esperando pra ver se alguém passava e me perguntasse se eu estava bem, mas não passava ninguém..  a frase que mais eu chorei foi :

" Fiquei pensando em suicídio. Na maioria das vezes, era apenas um pensamento passageiro. Eu queria morrer. Pensei nessas palavras muitas vezes. É algo difícil de dizer em voz alta. É ainda mais assustador quando você sente que pode estar falando sério."

Porque eu tentei... não só uma vez, acabar com a minha vida e ninguém nunca soube até agora, sim já cortei meus pulsos, mas não foi tão profundo... e ninguém na minha casa viu, lembro de esconder com uma atadura e passei muitos dias com o uso do casaco para esconder o que tinha feito. 
E outras formas mais tristes que nem quero comentar aqui para não dar ideia para ninguém.

Eu quis ligar pra alguém. Contar o que tinha acontecido, e que doía. Mas não havia ninguém ali. Ninguém com que eu pudesse contar. Ninguém disposto a abrir mão do sono para ouvir minhas queixas. Ninguém que se importasse. Então eu virei pro lado e a dor veio. Rápida. Forte. Devastadora. Senti minha alma se rasgando ao lembrar daquelas palavras. E dói. Ainda dói.”

Sabe quando você está completamente sozinha e rodeada de gente ? Essa era "Hannah" e eu muitas vezes, eita laiá...Como é difícil... Como pode gente sério e sabe o mais engraçado de certa forma eu era popular, mas as respostas e sorrisos eram sempre os mesmos. Sempre estava tudo bem!
Eu tinha tanta raiva da vida que por várias vezes eu enchia a cara, isso meus pais podem comprovar. E ia para uma esquina de trás da casa da minha mãe e bebia até ficar muito... mas muito bêbada, pois, eu queria fazer com que o meu pai visse o que ele tinha me tornado, eu ficava ali esperando alguém passar e me matar sei lá, eu não lembro muito bem como eu chegava em casa, quando fazia isso, só sei que acordava em casa e no outro dia ninguém me perguntava PORQUÊ, O QUE ESTÁ HAVENDO?, POSSO TE AJUDAR... 

Nessas horas eu fui muito a Jéssica, me tornei inconsequente, fútil e não me importava mais se alguém se importasse, sabe como é? Eu fazia tanta besteira só não me droguei, mas nesta etapa na minha vida eu estava me armando com o que eu tinha, estava criando uma armadura de mentira para que todos me vissem como a Fodona que nada nem ninguém atinge. 
                                “Jamais esquecerei minha primeira ressaca.”
NÃO ESTOU AQUI PARA DIZER QUE MINHA VIDA É UM SACO! MUITO PELO CONTRÁRIO, O QUE EU PASSEI NA MINHA VIDA ME FEZ SER QUEM EU SOU HOJE. 
Ainda sou uma manteiga, uma mulher que tentar abraçar o mundo, a diferença é que a minha vida passada me mudou, eu aprendi a lutar contra muitas coisas e as vezes ainda bate uma deprê, mas conseguir vencer a depressão as pessoas que me colocaram para baixo, nem ouço falar mais, pois não me importa o que elas se tornaram. Mas poderia citar qual personagem de 13 Reasons Why se parece, um por um.


Hannah Baker-13 REASONS WHY (Os 13 Porquês, Netflix)

Hoje sou a melhor amiga do meu pai, hoje ele não bebe mais tem mais de 15 anos que ele parou de verdade de beber e somos muito amigos ele é o melhor avô que meus filhos poderiam ter, hoje sou casada com um homem maravilhoso que não me lembra em nada os caras que passaram pela minha vida, e que me tratavam como um nada, tenho dois filhos lindos que me ensinam a viver a cada dia e vivo bem! não te digo que minha vida é um mar de rosas, todo mundo tem problemas! mas saiba que assim como eu conseguir passar por tudo isso "sozinha" você também pode e não é muita coisa mas eu estou aqui, me manda um e-mail que conversamos e faço você rir um pouco e com certeza podemos ser amigas (o). 

Tudo na vida tem jeito, mesmo que você ache que não, hoje vi uma mensagem das pessoas falando que não deveríamos dar ibope para certos assuntos pois é isso que as pessoas querem, e em resposta disse que temos sim que falar do assunto pois assim quem sabe nós podemos ajudar outras pessoas.  
A História da Hannah Baker pode está acontecendo ao seu lado, com sua namorada, filha, amiga, irmã, mãe, fique alerta aos sinais da depressão do bullying da mudança de comportamento repentino. 

A SUA HISTÓRIA PODE SER DIFERENTE. pense se você está agindo da forma certa com as outras pessoas. 
Denuncie ( NÚMERO 141) qualquer tipo de violência ligue para a delegacia da mulher, para a delegacia normal enfim, procure alguém e não espere alguém vim até você para procurar a ajuda que você precisa, pois eu sei que muitas vezes somos invisíveis para muita gente e as outras pessoas também tem problemas e cada um tem sua importância, mas o seu sofrimento é importante! o que está acontece com você agora é importante pra mim e estou aqui! se você precisar .

Desculpem o texto enorme mas foi preciso! um beiju minha princesa e príncipe! Estou aqui. 



Posts Relacionados

6 comentários:

  1. Simplesmente apaixonada... Amei essa história por vezes me senti no papel dos personagens reais dessa trama. O bom de tudo é que o tempo é um Mestre sábio e nada melhor que ele pra nos mostrar q Deus é por quem crê verdadeiramente no seu amor. Parabéns amiga pela atitude e coragem.😍😍😍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada meu anjo! foi difícil escrever isso, mas ... Foi preciso.

      Excluir
  2. Eu chorei, me fez lembrar de alguns momentos da minha vida. É o que eu falo, a gente nunca sabe a história que um livro carrega, se julgarmos só pela capa. a sua dor, também é minha. E ela precisa ser vista e compreendida. Eu sonho com um mundo melhor​, com pessoas menos maldosas, porque em diversas vezes nós somos o porquê de alguém

    ResponderExcluir
  3. Mas pelo menos, algumas pessoas, tem a sorte de ter um amor, ter amigos que te escutem. E quando vc é invisível, e não sou burra, sei que beleza não dura pra sempre, mas a Hannah amava o Clay. E ele amava ela mesmo que nunca nenhum dos dois, tenham dito. Algumas pessoas como eu, nunca vão ter a mesma sorte.
    E quando o estuprador é seu pai e quando a sua mãe diz pra vc se matar todos os dias. E sua irmã, te chama de covarde. Vc é iinútil e covarde sr vc for ninguém vai sentir sua falta e vc não vai ter como realizar seus sonhos.
    Então vc lugar que cansa e vc é simplesmente um fantasma, ninguém te vê,ou se importa com vc. Então não existe mais razão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi meu anjo espero que você esteja bem! eu imagino o quanto de dor você carrega em seu coração, mas saiba que você não está sozinha e nunca vai estar, mesmo depois das portas estarem fechadas para você pense que tem uma pessoa chamada Jesus Cristo que escreveu a sua história no coração dele! e ele sabe que você sofre hoje! Mas ele também sabe que a felicidade está ao amanhecer!
      Meu anjo, eu estou aqui se precisar conversar me manda seu número pelo contato do blog vamos ficar mais próximas? Quero colocar um sorriso no seu rosto nem que seja por alguns minutos, você não é covarde! você é forte! Muito forte! e pode contar comigo sempre! estou aqui! Se eu conseguir passar por esse turbilhão você também consegue!! Te espero!

      Excluir

Seja educado :)